A pessoa mais importante...

08/12/2010

Quem é mais importante que tu?

Hoje enviei para um amigo a seguinte mensagem (sms):
Diz aí o nome de uma pessoa mais influente que tu.
Resposta no tlm: A Catarina (é o nome da esposa).
E eu, novo sms: Princesas não valem
E nova resposta: O Manel foi andar de moto4, deixou o tlm em casa …
E eu: :) --------------------------------------------
Agora a sério, pensa numa pessoa que seja mais importante que tu.
Diz aí o nome de uma.
Muitos problemas têm inicio no pressuposto de tu te achares menos que os outros, daí tentares de tudo para inverter ou aliviar esse sentimento.
Verdade suprema nº1 : Ninguém acima de ti.

30/10/2010

A armadilha do macaco


"Para apanhar o macaco, em África, as pessoas põe um objecto brilhante dentro de um caixa onde a mão do macaco passa mas o objecto não. Quando ele põe a mão e agarra o objecto a pessoa salta em cima do macaco.
O macaco assusta-se, tenta fugir mas ... a mão não larga o objecto brilhante. Atrapalha-se todo e ... Já foste! _Ouvi isto numa série, "Shaka Zulu", há muito anos atrás.

16/10/2010

O dinheiro não cresce.

Nasce o primeiro banco, o primeiro cliente (Ambrósio) vai lá e deposita 100 euros, certifica-se de que o dinheiro fica bem e vem embora.
O António, vizinho do Ambrósio, quer-lhe comprar um terreno que está à venda por 100 euros mas , não tem dinheiro, então o Ambrósio diz-lhe - Vai ao Banco.
O António assim faz, e o sr. banqueiro que ainda só lá tem 100 euros empresta-lhos com todo o gosto. Passa-lhe um cheque visado.
O António pega no cheque entrega-o ao Ambrósio e fica com o terreno.
O Ambrósio, todo contente, vai imediatamente ao banco e deposita o cheque na sua conta ... agora tem 200 euros, porreiro, diz ele.

Agora questiona: Será que o Ambrósio tem mesmo 200 euros?

De onde tirará o banco dinheiro para as instalações e para os empregados?
Poderá um banco ter lucro?
Resposta: Não ... Amigo, este sistema bancário é fraudulento.
O sistema não produz dinheiro, não produz nada a não ser ... Dividas.
O sistema bancário deve ser administrado pelo estado, sem lucros, sem juros, sem falsas promessas.
Cada Cidadão uma conta, cada empresa uma conta e ponto final ...Os sistemas devem ser criados com propósitos claros e transparentes. Acabavam-se as contas fraudulentas, os desvios, as lavagens etc.

27/09/2010

Era eu que estava mal.

Tinha por hábito criticar tudo e todos.
Não é o comportamento de um comandante da policia que classifica a policia... É bom haver policia.
Os actos corruptos de meia dúzia de comandantes dos bombeiros não são extensivéis à instituição ... É bom haver bombeiros.
Passei por uma fase em que ajuizei a igreja em função do comportamento de alguns representantes do clero.
Eu estava errado.

A igreja vive exclusivamente dos católicos e das ofertas.

Agora veja-mos o ordenado do presidente da Federação Portuguesa de Futebol ...300 mil mês mais suite de luxo.

Somo nós, tu e eu, que suportamos este ordenado, pois eles desviam dinheiro de empresas publicas como a EDP, chamam-lhes patrocínios. Desviam também das câmaras que dão subsídios para manutenção dos estádios ... Por exº a câmara da Povoa de Varzim dava 120 mil euros ano para o Povoa F.C.. Mesmo quem não gosta paga.
Não vejo a igreja a obrigar ninguém a dar seja o que for ... entro de graça e posso levar os meus filhos a assistir a uma missa ou simplesmente a visitar uma catedral sem qualquer custo ... por norma dou de livre vontade uma moeda.
Agora experimenta ir ver um estádio ou assistir a um jogo.
A culpa não é dos lideres desta instituição ou daquela ... a culpa é nossa, somos nós que compomos o País ... somos nós que erramos ... somos nós que temos de mudar ... somos nós que temos de dar o exemplo.
És TU ... a revolução começa dentro de ti ... quando TU decidires.

Não os tentes corrigir, isso é impossível ... Procura antes ver a verdade ... E então aperceber-te-as da realidade ... Os outros não existem ... És tu quem erra . Abraço

06/08/2010

Desaprovação social ...usa-a.

Um fulano compra um luxuoso automóvel, os vizinhos, amigos e demais ficam invejosos, viram a atenção para a máquina e para o dono, isto sem darem importância à forma como ele conseguiu o dinheiro. O fulano consegue o que queria ... atenção e reconhecimento, em resumo, status social.
Só há uma forma de obter um carro daqueles, cerca de 200 mil $, que é ... roubando aos trabalhadores, todos os dias ouves histórias do tipo: Desvio de milhões para uma off-shore, salários milionários nas empresas publicas, prejuízos de milhões em tal empresa, derrapagem de milhões em tal obra ...etc. E sempre o País em crise, é mais fácil fazer com que trabalhes mais por menos. Eles cada vez mais ricos "Queria um aston martin e dois Porshs faz favor, é para os meus filhos".

E o importante nisto é que tu aceitas e contribuis , sempre que das valor a este luxos e às pessoas que os possuem ... imagina o que seria se a sociedade desaprová-se estes luxos, a menina da mamâ já não se sentiria bem a andar num porsch, as pessoas a olharem de lado a reprovarem aquele que é o motivo de cada vez trabalhar-mos mais.

Em 2010 vamos ter um crescimento recorde, nunca visto em Portugal”, estima o responsável da Porsche em Portugal, que acredita que a marca alemã vai vender este ano mais de 300 viaturas, a preços entre 66 e 273 mil euros.
Representante da Aston Martin em Portugal: Preços entre 170 e os 350 mil euros, “2010 vai ser melhor. Graças à crise.
A Jaguar lidera as vendas de automóveis , com 156 viaturas, mais 58 do que em igual período do passado ano passado.
Os pobres trabalham toda a vida e nós é que gozámos ...Boa!

17/06/2010

De quem era o ouro e quem enriqueceu???

Não custa nada nada nada enriquecer.
Descobrem uma jazida d'ouro num ermo qualquer habitado por pessoas humildes.

Aparecem lá num luxuoso automóvel com uma luxuosa assistente e meia dúzia de papéis.

Falam com o responsável do sítio, o presidente da Câmara ou coisa parecida, ao qual prometem uma pequena participação de lucros e um donativo para o posto médico.

Tratam de assinar uns protocolos que dão uma enorme trabalheira "uf" e depois é só convidar uma centena ou duas de jovens para trabalhar na extracção do ouro a troco dum contrato e com a promessa de volvidos uns 40 ou 50 anitos, passa num instante, receberão uma reforma que lhes permitirá levar uma boa vida ... aos 65 anos!!!

De quem é o minério retirado das minas?

Antigos trabalhadores das minas de urânio da Urgeiriça, concelho de Nelas, prometem marchar a pé até Viseu e manifestar-se junto à sede do PS, se até ao fim do mês não forem atendidas as suas reivindicações para melhoria das pensões de reforma e indemnizações para familiares de mineiros vítimas de cancro.
A decisão saiu de um plenário de trabalhadores onde ficou decidido endurecer a luta que já dura há 16 anos.
Cancro passou a ser uma palavra infernal diariamente presente na vida de trabalhadores e familiares. António Minhoto, porta-voz dos antigos trabalhadores, refere que "só nos últimos cinco anos morreram 80 ex trabalhadores. Já em 2004, antigos mineiros e moradores de Canas de Senhorim impediram a saída de 30 toneladas de urânio das minas.
- Tinha eu 15 anos quando me prometeram uma vida boa ... bastava assinar um contrato ... trabalhar 50 anos da minha vida ... e depois prometiam dar-me uma coisa chamada "Reforma" ... 50 anos.
Cancro...doênças várias associadas...dores...enquanto isso os administradores "seres superiores lucraram
milhões sem nunca terem pegado numa pá...sem nunca terem sequer entrado na mina...é só gozar a vida, carros de luxo...viagens...banheiras de hidromassagem ...etc....irracionalidade ao máximo

14/05/2010

Que sossego .

Falaram-me numa quinta gerida por um Psicólogo que disponibiliza retiros gratuitos de 10 dias mediante algumas condições.
O interessado sujeita-se, á entrada, a uma entrevista ou consulta onde é traçado m perfil e feita uma avaliação do estado emocional em que se encontra, ao mesmo tempo que lhe é explicado as normas dentro da quinta.

A estadia é gratuita, não há eletricidade, não pode levar télemóveis ou quaisquer outros aparelhos a bateria, há horas certas para as refeições e quem quiser pode ajudar na lida rural.

Eu enquanto ouvia isto só me apetecia ir já a caminho de tal paraíso só que, é longe, fica lá pró Alentejo.
Andei dias a pensar no conceito daquela quinta e reparei que o principal era o descanso, 10 dias sem tv ou rádio ou telemóveis, isso era espectacular.

Então ocorreu-me, porque não fazer o mesmo aqui em casa? Não há nada a obstar, basta eu decidir-me a tal.
Tenho tentado mas o mais que consegui foi estar dois dias em sossego, há sempre alguém a chatear (lisboeta) ... é um chato de um amigo meu :).

18/04/2010

A CABANA

Acabei de ler este livro ante-ontem e ... ainda tenho o cérebro espalmado.
Para teres uma ideia, imagina que te tiravam o cérebro e o amassavam como se faz ao pão, socos à farta, atirar ao ar, bater contra o tampo da mesa, bastante energia no rolo, ali de um lado para o outro, agora mais uns socos umas palmadas mais uns murros ... com força trás trás pum...dá-lhe com gosto isso.

Pronto, agora tenta metê-lo no crânio e aí tens uma ideia de como ainda me sinto...

Este livro ofusca por completo tudo o que já li até ao momento, é impossível que tenha saído de uma mente humana, há qualquer coisa de ... não sei ... é espantoso.

Preciso de passar um pouco de creme analgésico nos miolos ...

04/04/2010

A Tua Ganância alimenta o sistema.

Chegam dois vigaristas falidos a uma cidade e, discutindo, maneiras de enriquecer lembram-se do seguinte:
Óh tone já sei vamos criar um jogo em que cada participante dá um euro e leva um numero, depois de um sorteio damos metade do que recebemos.
-E achas que são todos tones como tu?
- Claro, vais ver, é só prometer-lhes que a troco de um euro podem ficar ricos, vais ver que não faltarão tones.
Assim fazem, e os habitantes daquela cidade totalizam cerca de 1 milhão de euros em apostas, os vigaristas distribuem metade por alguns e regozijam-se de alegria e bolsos cheios.
A meia dúzia que ganhou ficou rica mas, será certo enriquecer?
Enriqueceram à custa dos outros que ficaram mais pobres, mas também é bem feita.
Os vigaristas repetem a proeza todos os Meses e os habitantes ficam viciados, muitos, com a perspectiva do prémio, desleixam-se do trabalho e da poupança. Isto não trás nada de bom.
Os ricos cada vez mais ricos e os pobres na miséria.

25/03/2010

Investir na bolsa???

Todos nós sabemos que o dinheiro não cresce nem nasce no entanto em todos os bancos se vê publicidade do género “cresce 3% ao ano” ou “veja as suas poupanças crescerem”.
O dinheiro que existe a nível mundial é sempre o mesmo, ou deveria ser, os bancos para darem lucro a uns têm de arranjarem maneira de ludibriar outros, normalmente os pobres.
É tipo aquela história do velhinho que entregou as suas poupanças a um vigarista que lhe prometeu duplicá-las, bastando para isso fazer uma reza e enterrá-las no jardim ...
O filho quando soube da situação “descascou” no Pai, insultou-o gozou-o e explicou-lhe que não era possível o dinheiro crescer.
Só não contou ao Pai que ele próprio meteu dinheiro, desculpem, investiu em acções na bolsa (é mais chique que enterrar) ... e foi-se tudo, mas é diferente ... aconteceu.

17/03/2010

O Livro de ELI.

Assisti extasiado do princípio ao fim a um dos melhores filmes de sempre, pelo argumento fotografia e conteúdo.
O desempenho de Denzel é, como sempre, soberbo.

Tem acção, história, suspense e montes de significado transcendental, precisas de o ver com mais olhos que os que infelizmente possuis.

Nunca pensei, ao comprar os bilhetes, sentir tanta emoção.

O fim é espectacular ... tudo no filme o é ... há tanta lógica, tanta lucidez ... é um despertador de consciências.

08/03/2010

Raciocinar è preciso.

Estava eu no aeroporto quando vejo uma dúzia de autocarros, e respectivos condutores, estacionados esperando pelos adeptos de um clube Inglês que vinham defrontar o F.C. do porto.
Sei que alguns daqueles motoristas, que ali estavam a ganhar dinheiro extra, eram simpatizantes de clubes da outra ponta do País, facto que me baralha bastante.
Ora é certo que se fosse o clube deles a estar na competição os aviões não aterrariam no norte mas sim no sul e quem ganharia o dia seriam os seus compatriotas, ao passo que os nortenhos ficariam a ver passar os aviões e o dinheiro. Mais os hotéis, restaurantes e por aí fora.
É claro e matemático que todos lucrámos com as equipas da região então como se explica haver tantos "tones" que aqui nasceram, vivem, trabalham e criam a sua família, torçam por clubes a milhas de distância.
Os jogadores tanto jogam num como já estão noutro, treinadores incluídos, que se passará então com eles? Julgo que nascemos com um fio desligado, e não estou a brincar, eu próprio em pequeno nutria simpatia por um clube distante mas à medida que vou crescendo vou evoluindo e, raciocinando opto pela razão e lógica, não tenho clube mas simpatizo com qualquer um que traga benefícios para a região. Se bem que actualmente predomina o fanatismo cego e desenfreado num desporto que devia ser … desporto.
Creio que teria aí uns 16 anos quando me apercebo que não sou obrigado a ser como sou, a partir daí questionei todas as minhas convicções, e mais importante, comecei a escrever a minha própria personalidade, "liguei o fio do raciocínio".
Porque era eu quem era?
Nunca vi um jogo do principio ao fim, esta dissertação é sobre o raciocínio lógico numa tentativa de chamar a atenção àqueles que seguem filosofias sem se questionarem se acaso estão bem ou mal.

25/02/2010

Tragédia no Mar.

-O olhar já não tem o brilho de outros tempos, mas o seu semblante, o rosto marcado pelo tempo e pelas agruras da vida, expressa dor. O velho pescador ensina os cuidados a ter aos mais novos, àqueles que agora começam nas campanhas e que vão buscar o seu sustento ao mar. As marcas do luto, contam que dois filhos queridos não lhe seguiram os conselhos. Conta já 64 anos, as dores lombares lembram-no.
A mulher roga-lhe que largue a faina, teme que as forças lhe falhem mas também sabe que é preciso alimentar os ricos e ver se sobra alguma coisa para casa.
Hoje a mulher aguardará junto à praia pelo seu esposo ... em vão ... os filhos tentarão demovê-la e a regressar a casa, em vão também, ela esperará até que as forças a abandonem.
Os ricos comem as melhores lagostas e antes dos 50 já estão reformados.
Por isso te digo que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha...que um rico ser  fezliz

08/02/2010

Cheguei ao início.

Hoje resolvi caminhar, o tempo ameaçava chuva e o vento frio fustigava-me a face, no entanto sentia-me bem; só ...a caminhar, sem rumo sem tempo.
A certa altura cheguei ao Cabo-do-mundo (localidade aqui perto) e deu-me para enviar a seguinte mensagem a um grupo de amigos:
_Cheguei ao fim do Mundo, agora o comando è vosso...lembrai-vos, a amizade è fértil...o ódio estéril...
E recebi algumas respostas:
_Larga o álcool...
_Deita-te que isso è sono .

E recebi esta do Emanuel:
Se estás no fim vira-te e o fim passa a ser o início.
O Emanuel é uma caixinha de surpresas...obrigado amigo.

07/02/2010

Caminha.


Fui com um amigo a um shoping aqui à beira, no meu carro, estaciono no parque exterior logo no primeiro lugar que encontro.
O meu amigo estupefacto pergunta: Porque não pões o carro mais junto à entrada?
Por montes de razões:
Poupámos combustível. logo meio ambiente agradece, e a carteira.
Reduzimos o desgaste do véiculo.
Fazemos exercício, caminhar é o melhor remédio para a saúde.
Reduzimos ao stress.
E deixámos espaço para as pessoas que tenham mobilidade reduzida.
É tudo uma questão de lógica, o nosso corpo foi projectado para caminhar, vários orgões funcionam com a ajuda da gravidade e do acto de caminhar, por ex. os intestinos.
Sei de pessoas que usam o elevador para chegar ao carro, usam o carro para se deslocar ao ginásio, entram no ginásio usando as escadas rolantes e uma vez lá...fazem caminhada naquelas passadeiras elétricas.

01/02/2010

Emanuel vai deixar de fumar

_Um amigo está a tentar largar o tabaco e após análise ao vício da nicotina saiu esta teoria.
A nicotina gera uma deficiência no organismo de forma que sempre que os níveis baixam causam um mal-estar geral, uma ansiedade, que só desaparece quando repõe a nicotina, ou seja, ao fumar não é prazer que sente mas sim alívio do sofrimento.
É como teres um carro e decidires fazer um furo no radiador, assim quando os níveis d’agua baixam o motor começa a aquecer e sentes-te mal, preocupado, paras e metes agua, sentes imediatamente um alívio.
Não tem lógica nenhuma pois não?
Para quê pagar para meter nicotina e dezenas de substâncias cancerígenas dentro do teu organismo, é de doidos.
E ainda há mais, faz as contas a um maço por dia durante 20 anos e terás gasto uma pequena fortuna, cerca de 30 mil euros.
A industria tabaqueira usa estrelas de cinema para incutir essa droga e assim enriquecer, é tão fácil enganar os jovens.
Tantos casais jovens a braços com dívidas, recorrem aos subsídios estatais e fumam, para os livros dos filhos não têm dinheiro, o estado está a pagar vícios o que obriga a sobrecarregar-nos de impostos.
Força Emanuel!

23/01/2010

Estou curado.


Lembro-me que ainda há pouco tempo ganhava o salário mínimo e quando recebia o subsídio de férias fazia uma autêntica festa, costuma dizer que devia ser todos os meses assim, acabavam-se-me os problemas, pensava eu.
Hoje ganho todos os meses subsídio de férias e nem dava fé de tal, engraçado, comecei então a fazer de conta que continuo a receber o salário mínimo, assim, quando ao fim do mês vejo o vencimento faço uma festa, que alegria.
É tão fácil ser-se feliz, basta redefinir os nossos parâmetros, não preciso de viagens, carros, jóias ou plasmas nem de TV por cabo...basta-me saúde e sossego.

17/01/2010

Retiro químico.


A depressão é a principal causa de incapacidades e a segunda causa de perda de anos de vida saudáveis. Os custos pessoais e sociais da doença são muito elevados. “Portal da Saúde.pt”. Imagina-te a chefe de uma central de correios, o edifício foi projectado especificamente para o tratamento de um determinado numero de cartas e para “x” funcionários.
Os sentidos são entradas de informação mas há também correio interno para ser processado, constantemente o cérebro recebe informação dos vários órgãos e tem funcionários encarregues de receber e tratar esses dados encaminhando-os conforme a necessidade.
Tudo corria bem até aí uns 50 anos atrás, o volume de informação a processar era adequado ao numero de funcionários e ao edifício. Hoje o ser humano está acordado muitas mais horas, vê televisão, ouve musica, sái à noite e dorme muito menos, e isto a um ritmo frenético e constante.
Resultado, o volume de informação multiplicou por 10, os funcionários são os mesmos que fazer?
O stress é elevado e nestes caso só há uma solução, retirar pessoal do correio interno a fim de ajudarem a limpar a bagunça que se instala diariamente na sala central, só que isso significa desprezar a saúde do organismo.
Como tudo tem limites, o resultado confina em depressão que normalmente è tratada com um “retiro químico”, embora bastasse reduzir o fluxo de estímulos que conspurca a mente.
Como era a vida antes da electricidade?