A pessoa mais importante...

23/01/2010

Estou curado.


Lembro-me que ainda há pouco tempo ganhava o salário mínimo e quando recebia o subsídio de férias fazia uma autêntica festa, costuma dizer que devia ser todos os meses assim, acabavam-se-me os problemas, pensava eu.
Hoje ganho todos os meses subsídio de férias e nem dava fé de tal, engraçado, comecei então a fazer de conta que continuo a receber o salário mínimo, assim, quando ao fim do mês vejo o vencimento faço uma festa, que alegria.
É tão fácil ser-se feliz, basta redefinir os nossos parâmetros, não preciso de viagens, carros, jóias ou plasmas nem de TV por cabo...basta-me saúde e sossego.

17/01/2010

Retiro químico.


A depressão é a principal causa de incapacidades e a segunda causa de perda de anos de vida saudáveis. Os custos pessoais e sociais da doença são muito elevados. “Portal da Saúde.pt”. Imagina-te a chefe de uma central de correios, o edifício foi projectado especificamente para o tratamento de um determinado numero de cartas e para “x” funcionários.
Os sentidos são entradas de informação mas há também correio interno para ser processado, constantemente o cérebro recebe informação dos vários órgãos e tem funcionários encarregues de receber e tratar esses dados encaminhando-os conforme a necessidade.
Tudo corria bem até aí uns 50 anos atrás, o volume de informação a processar era adequado ao numero de funcionários e ao edifício. Hoje o ser humano está acordado muitas mais horas, vê televisão, ouve musica, sái à noite e dorme muito menos, e isto a um ritmo frenético e constante.
Resultado, o volume de informação multiplicou por 10, os funcionários são os mesmos que fazer?
O stress é elevado e nestes caso só há uma solução, retirar pessoal do correio interno a fim de ajudarem a limpar a bagunça que se instala diariamente na sala central, só que isso significa desprezar a saúde do organismo.
Como tudo tem limites, o resultado confina em depressão que normalmente è tratada com um “retiro químico”, embora bastasse reduzir o fluxo de estímulos que conspurca a mente.
Como era a vida antes da electricidade?