A pessoa mais importante...

17/06/2010

De quem era o ouro e quem enriqueceu???

Não custa nada nada nada enriquecer.
Descobrem uma jazida d'ouro num ermo qualquer habitado por pessoas humildes.

Aparecem lá num luxuoso automóvel com uma luxuosa assistente e meia dúzia de papéis.

Falam com o responsável do sítio, o presidente da Câmara ou coisa parecida, ao qual prometem uma pequena participação de lucros e um donativo para o posto médico.

Tratam de assinar uns protocolos que dão uma enorme trabalheira "uf" e depois é só convidar uma centena ou duas de jovens para trabalhar na extracção do ouro a troco dum contrato e com a promessa de volvidos uns 40 ou 50 anitos, passa num instante, receberão uma reforma que lhes permitirá levar uma boa vida ... aos 65 anos!!!

De quem é o minério retirado das minas?

Antigos trabalhadores das minas de urânio da Urgeiriça, concelho de Nelas, prometem marchar a pé até Viseu e manifestar-se junto à sede do PS, se até ao fim do mês não forem atendidas as suas reivindicações para melhoria das pensões de reforma e indemnizações para familiares de mineiros vítimas de cancro.
A decisão saiu de um plenário de trabalhadores onde ficou decidido endurecer a luta que já dura há 16 anos.
Cancro passou a ser uma palavra infernal diariamente presente na vida de trabalhadores e familiares. António Minhoto, porta-voz dos antigos trabalhadores, refere que "só nos últimos cinco anos morreram 80 ex trabalhadores. Já em 2004, antigos mineiros e moradores de Canas de Senhorim impediram a saída de 30 toneladas de urânio das minas.
- Tinha eu 15 anos quando me prometeram uma vida boa ... bastava assinar um contrato ... trabalhar 50 anos da minha vida ... e depois prometiam dar-me uma coisa chamada "Reforma" ... 50 anos.
Cancro...doênças várias associadas...dores...enquanto isso os administradores "seres superiores lucraram
milhões sem nunca terem pegado numa pá...sem nunca terem sequer entrado na mina...é só gozar a vida, carros de luxo...viagens...banheiras de hidromassagem ...etc....irracionalidade ao máximo