A pessoa mais importante...

30/10/2010

A armadilha do macaco


"Para apanhar o macaco, em África, as pessoas põe um objecto brilhante dentro de um caixa onde a mão do macaco passa mas o objecto não. Quando ele põe a mão e agarra o objecto a pessoa salta em cima do macaco.
O macaco assusta-se, tenta fugir mas ... a mão não larga o objecto brilhante. Atrapalha-se todo e ... Já foste! _Ouvi isto numa série, "Shaka Zulu", há muito anos atrás.

16/10/2010

O dinheiro não cresce.

Nasce o primeiro banco, o primeiro cliente (Ambrósio) vai lá e deposita 100 euros, certifica-se de que o dinheiro fica bem e vem embora.
O António, vizinho do Ambrósio, quer-lhe comprar um terreno que está à venda por 100 euros mas , não tem dinheiro, então o Ambrósio diz-lhe - Vai ao Banco.
O António assim faz, e o sr. banqueiro que ainda só lá tem 100 euros empresta-lhos com todo o gosto. Passa-lhe um cheque visado.
O António pega no cheque entrega-o ao Ambrósio e fica com o terreno.
O Ambrósio, todo contente, vai imediatamente ao banco e deposita o cheque na sua conta ... agora tem 200 euros, porreiro, diz ele.

Agora questiona: Será que o Ambrósio tem mesmo 200 euros?

De onde tirará o banco dinheiro para as instalações e para os empregados?
Poderá um banco ter lucro?
Resposta: Não ... Amigo, este sistema bancário é fraudulento.
O sistema não produz dinheiro, não produz nada a não ser ... Dividas.
O sistema bancário deve ser administrado pelo estado, sem lucros, sem juros, sem falsas promessas.
Cada Cidadão uma conta, cada empresa uma conta e ponto final ...Os sistemas devem ser criados com propósitos claros e transparentes. Acabavam-se as contas fraudulentas, os desvios, as lavagens etc.