As religiões são um conjunto de normas, regras e conselhos para orientar a população com o objectivo de por alguma ordem para o bem de Todos.
Vê o código de estrada, é um conjunto de regras orientadoras criadas para ordenar o trânsito, a convivência pacífica entre todos os automobilistas, sem essas regras seria o Caos….obviamente.
Repara que apesar de eu estudar o código de estrada e cumprir as suas regras, eu Não sou “Código estradensse”.
Se por necessidade tiver de ir viver para Inglaterra, por ex., que devo fazer? Exigir que me deixem conduzir pela direita? Claro que não, devo estudar o código deles e respeitá-lo, para o meu bem e para o bem de todos. Seria estúpido o contrário.
Se por ventura, por necessidade ou desejo, for viver para um País Islâmico deverei estudar as regras deles, costumes e demais normas e com gosto respeitá-las e aplicá-las na medida do possível. Sou eu que devo adaptar-me.
Apesar de ter nascido na religião Católica, de a estudar e aplicar Eu não sou católico.
Sou um ser livre que aprende e adapta-se.
Podemos discutir se é melhor conduzir pela direita ou pela esquerda…Na minha opinião sincera, é igual, desde que resulte e as pessoas cumpram.
O nosso código de estrada não é melhor que o Inglês…A nossa religião não é melhor que outra qualquer…são apenas normas orientadoras… o importante é que resultem.
Situação estúpida é eu ir para um País Hindu, por exemplo, e teimar na minha religião, e julgar-me melhor que eles…isso sim gera conflitos.
Cada Nação deve ter um só Código de Estrada…Obvio…E Um Só código Ético-Moral.
Isto amigo, significa respeito absoluto por todas as religiões e por todos os códigos de estrada.