Um homem honesto cria animais para venda, respeita o ritmo natural biológico dos animais, paga aos colaboradores um ordenado justo em função da penosidade do trabalho e depois calcula o preço de venda adequado ao esforço.
Chega lá um comerciante pergunta pelo preço: É "x" diz o homem.
O comerciante vai ao vizinho e indaga pelo preço: "x - 10%" - Otimo, é mais barato.
O Homem honesto
é obrigado a baixar o preço em 15% da próxima vez, mas o comerciante fala com o vizinho, diz-lhe que arranja a menos 15%. - O.k menos 20% ...
- Resumindo: Este sistema obriga a roubar, mentir e a infringir todas as regras, o homem honesto para competir tem de reduzir ao pessoal, fugir aos impostos, contratar pessoal sem recibo etc ... Este sistema não é viável, não pode haver liberalização de mercado, tudo tem de ter um preço e regras claras. O lucro não pode ser equacionado, deve se produzir apenas o necessário. Atualmente produz-se 10 vezes mais do que o planeta precisa, e para estragar, dão-se ao luxo de fazer festas de estragar tomates, toneladas. Tudo tem custos ambientais e sociais. Numa economia de necessidade basta cada trabalhador trabalhar 20 horas semana para termos tudo e trabalho para todos.