Um homem honesto cria animais para venda, respeita o ritmo natural biológico dos animais, paga aos colaboradores um ordenado justo em função da penosidade do trabalho e depois calcula o preço de venda adequado ao esforço.
Chega lá um comerciante pergunta pelo preço: É "x" diz o homem.
O comerciante vai ao vizinho e indaga pelo preço: "x - 10%" - Otimo, é mais barato.
O Homem honesto é obrigado a baixar o preço em 15% da próxima vez, mas o comerciante fala com o vizinho, diz-lhe que arranja a menos 15%. - O.k menos 20% ...
- Resumindo: Este sistema obriga a roubar, mentir e a infringir todas as regras, o homem honesto para competir tem de reduzir ao pessoal, fugir aos impostos, contratar pessoal sem recibo etc ... Este sistema não é viável, não pode haver liberalização de mercado, tudo tem de ter um preço e regras claras. O lucro não pode ser equacionado, deve se produzir apenas o necessário. Atualmente produz-se 10 vezes mais do que o planeta precisa, e para estragar, dão-se ao luxo de fazer festas de estragar tomates, toneladas. Tudo tem custos ambientais e sociais. Numa economia de necessidade basta cada trabalhador trabalhar 20 horas semana para termos tudo e trabalho para todos.
3 comentários:
O presidente da AICCOPN (associação dos indusriais da construção civil) falou hoje no JN acerca da concorrência desleal que pratica preços cada vez mais baixos ...- Lá está, concorrem a obras, e o orçamento mais baixo ganha, ou seja é obrigatório roubar, fugir aos impostos, contratar asiáticos, emigrantes ilegais ... vale tudo e É OBRIGATÓRIO, senão fecha a porta.
Não vejo evolução civilizacional.
em vésperas da tomada de posse dum governo neo-liberal,com cavaco na presidencia-vens falar nos males duma economia de mercado!eu já ouvi gente a dizer que paga para trabalhar!!agora só temos de esperar que as pessoas vejam que só circulam porches nas estradas para acordarem para a racionalidade.mesmo assim em vez de se REVOLTAREM,tiram formaçáo para arrumadores.e váo competir pela praça mais movimentada.
numa quinta haviam dois cavalos de competiçáo.competiam em tudo(éguas,água,apreço do dono,simpatia do outro gado,etc)até que 1 deles entrou em depressão grave,e o outro suicidou~se para ganhar vantagem!! o dono da quinta já disse que vai investir em burros,porque resistem mais ao stress.agora mudar o modelo náo porque náo exporta...
Enviar um comentário